Categoria Saúde

País livre do sarampo: Brasil recupera certificado da OPAS

Brasil está livre do sarampo. OPAS entrega recertificação após dois anos sem casos autóctones.

O Brasil é novamente considerado um país livre do sarampo. Nesta terça-feira (12), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entregou ao Ministério da Saúde a recertificação que confirma a eliminação do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) no território nacional. Este marco é um sinal de que os esforços em vacinas e vigilância surtiram efeito.

O país já havia recebido o certificado de eliminação do sarampo em 2016, mas o perdeu em 2019, quando surtos da doença levaram a mais de 10 mil casos registrados entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019. Naquela época, o ápice ocorreu em julho de 2018, com quase 4 mil casos em um único mês. Felizmente, desde 5 de junho de 2022, o Brasil não registra casos autóctones de sarampo, ou seja, de transmissão interna, mantendo o país livre da doença por dois anos consecutivos.

Critérios para a recertificação

Para que o Brasil fosse novamente considerado um país livre do sarampo, o Ministério da Saúde precisou cumprir rigorosos critérios impostos pela OPAS. Foi necessário comprovar a ausência de transmissão interna da doença por pelo menos um ano. Além disso, o governo reforçou a vigilância epidemiológica e a capacidade de resposta rápida a casos importados. Houve também um esforço para aumentar as taxas de vacinação, o que contribuiu para garantir a proteção da população contra o sarampo.