Categoria Educação

Restrição de celular nas escolas avança com forte apoio popular

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados trouxe à tona…

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados trouxe à tona uma questão importante: o uso de celulares nas escolas. Segundo o levantamento, 86% da população brasileira é a favor de algum tipo de restrição ao uso desses dispositivos no ambiente escolar. O estudo ouviu 2.010 pessoas em todas as regiões do país, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 22 e 27 de outubro deste ano.

Proposta de restrição e impactos na educação

O estudo revela que 54% dos entrevistados apoiam a proibição completa do uso de celulares nas escolas. Outros 32% são favoráveis ao uso apenas para fins pedagógicos, com supervisão dos professores. Apenas 14% se posicionam contra qualquer tipo de restrição, mostrando que a maioria dos brasileiros reconhece os potenciais prejuízos do uso indiscriminado de celulares no ambiente escolar.

De acordo com especialistas, o uso excessivo de celulares pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. A psicopedagoga Camila Sampaio, do Instituto Vínculo, aponta que o uso prolongado de celulares pode prejudicar habilidades como a memória e a capacidade de atenção. Além disso, o celular pode dificultar a interação social e reduzir a criatividade, pois estimula respostas rápidas, que acabam tornando o aprendizado mais passivo.