Categoria Cultura

Quem foram os brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão?

Seis brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil, suas histórias inspiradoras e como marcaram a abolição e a igualdade.

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um momento de reflexão sobre a luta de brasileiros que dedicaram suas vidas ao combate à escravidão. Embora a assinatura da Lei Áurea em 1888 tenha oficialmente abolido a prática, essa conquista foi fruto de anos de resistência e do engajamento de diversas figuras históricas.

Luiz Gama

Luiz Gama, nascido em 1830, em Salvador, enfrentou desafios desde cedo. Vendido como escravizado ainda criança, ele recuperou sua liberdade ao aprender a ler e se tornar rábula — advogado sem diploma. Gama utilizava a Justiça para libertar escravizados, conseguindo cerca de 500 alforrias. Ele defendia que muitos africanos trazidos ao Brasil após 1831 estavam em condições ilegais, já que o tráfico havia sido proibido.

Maria Tomásia

Natural do Ceará, Maria Tomásia Figueira Lima foi uma das principais líderes abolicionistas do Estado, que aboliu a escravidão em 1884, antes da Lei Áurea. Co-fundadora da Sociedade das Cearenses Libertadoras, ela liderou mulheres influentes para promover alforrias e conscientização.