Categoria Saúde

Nova norma da Anvisa reforça segurança no uso de chips hormonais

Nova regra da Anvisa para chips hormonais exige receita especial, CID e termo de responsabilidade, proibindo usos estéticos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras para o uso de chips hormonais, também conhecidos como implantes hormonais. Essa medida busca coibir práticas inadequadas e promover maior segurança para os pacientes, especialmente após relatos de complicações médicas associadas ao uso inadequado dos chips.

O que são chips hormonais?

Os chips hormonais, ou pellets, são pequenas cápsulas implantadas sob a pele que liberam hormônios de forma controlada. Utilizados para tratar condições como reposição hormonal ou anticoncepção, esses dispositivos ganharam popularidade nos últimos anos para fins estéticos, o que levantou preocupações médicas e regulatórias.

A Anvisa, preocupada com o uso indiscriminado desses implantes, já havia proibido sua comercialização e uso em outubro de 2024. Agora, com a nova regulamentação, o foco está em garantir que os chips sejam usados apenas com finalidade terapêutica e com maior fiscalização.