Categoria Empreendedorismo

Fósseis de fezes podem reescrever a história da era dos dinossauros

Fósseis de fezes e vômito reconstroem a ascensão dos dinossauros, revelando sua evolução e os impactos das mudanças climáticas da era mesozoica.

Pesquisas inusitadas e inovadoras têm elucidado a ascensão dos dinossauros, um dos maiores mistérios da paleontologia. Recentemente, cientistas da Universidade de Uppsala e do Instituto Geológico Polonês, por exemplo, usaram fósseis de fezes e vômito de animais com mais de 200 milhões de anos para reconstruir as cadeias alimentares. Com isso, conseguiram compreender como esses gigantes dominaram o planeta.

A era dos dinossauros

A pesquisa, publicada no periódico científico Nature, revela como, por meio dos fósseis conhecidos como bromálitos, é possível entender as relações ecológicas entre os dinossauros e outros animais de sua época. De fato, esses bromálitos, que incluem fezes fossilizadas e restos de alimentos, como pedaços de folhas, grãos de pólen, escamas e até ossos de animais devorados, oferecem valiosas informações sobre o comportamento alimentar e os ecossistemas daquele período. Além disso, ao analisar esses fósseis, os cientistas conseguem reconstruir a dinâmica alimentar e a interação entre as espécies.