Categoria Cotidiano

Por que cada vez mais pessoas vivem mais do que 100 anos?

Pessoas vivem mais do que 100 anos graças aos avanços médicos, genética e saúde preventiva. Conheça os fatores que contribuem para essa longevidade.

A cada década, o número de pessoas que atingem a marca dos 100 anos aumenta. Atualmente, mais de 588 mil pessoas no mundo comemoram esse marco, e a expectativa é que, até 2030, esse número chegue perto de 1 milhão. Mas o que está por trás dessa tendência? Afinal, como explicamos o fato de que mais pessoas vivem mais do que 100 anos, superando as expectativas da ciência e desafiando os limites da longevidade?

O aumento dos centenários

De acordo com a ONU, em 1990, apenas 92 mil pessoas no mundo tinham atingido 100 anos. Em 2024, esse número ultrapassa as 588 mil e continua a crescer. Em um estudo da Universidade de Washington, os pesquisadores preveem que a longevidade humana atingirá novos limites até 2100, com uma grande possibilidade de que possamos ver pessoas vivendo até 130 anos.

O que explica esse aumento? A resposta está em uma combinação de fatores como o avanço da medicina, melhor nutrição e melhores condições de vida. Esses avanços possibilitaram um aumento na expectativa de vida, que saltou de 52 anos, em 1960, para 73 anos, atualmente. No entanto, como apontam os cientistas, a maioria das pessoas que chega aos 100 anos ou mais enfrenta doenças crônicas como diabetes e demência, o que levanta a questão: viver mais é o mesmo que viver bem?