Categoria Motivação

Aos 91 Anos, Idosa Supera o Analfabetismo e Consegue Bolsa na Faculdade

A matéria celebra a emocionante e inspiradora imagem de uma formatura que une diferentes gerações. No centro da foto, Ivone se destaca entre um grupo de jovens formandas, todas vestindo becas. Sua presença simboliza a importância de nunca desistir dos sonhos e do e importância da educação.

Estudar nunca tem idade certa, e a história de Iolanda Ribeiro Conti, de 91 anos, comprova isso. Depois de aprender a ler aos 85 anos e concluir o Ensino Médio, a idosa supera o analfabetismo e recebeu uma bolsa integral para cursar Nutrição em uma faculdade de São Paulo. Sua trajetória inspira e mostra que a determinação pode superar qualquer obstáculo.

YouTube Video

O Sonho de Estudar na Faculdade Tornou-se Realidade

Natural de Minas Gerais, Iolanda passou a infância sem acesso à educação. Aos 8 anos, precisou trabalhar na roça com os pais em Piranguçu, o que a afastou dos estudos. Ainda jovem, mudou-se para São Paulo com a esperança de estudar, mas acabou trabalhando como empregada doméstica sem oportunidades de aprendizado.

Mesmo sem saber ler ou escrever, nunca desistiu do sonho de estudar. Foi apenas aos 85 anos que deu os primeiros passos na alfabetização. Com esforço e dedicação, a idosa supera o analfabetismo e, seis anos depois, conquistou seu diploma do Ensino Médio.