Categoria Carreira Profissional

Kirsty Coventry faz história como primeira mulher a presidir o Comitê Olímpico Internacional

Kirsty Coventry foi eleita a primeira mulher a presidir o Comitê Olímpico Internacional (COI), sucedendo Thomas Bach. A ex-nadadora zimbabuense venceu a votação com 49 votos, superando candidatos como Juan Antonio Samaranch Jr. e Sebastian Coe. Agora, Coventry enfrentará desafios como a gestão dos altos custos dos Jogos Olímpicos e as tensões geopolíticas no esporte.

Kirsty Coventry foi eleita a primeira mulher presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira (20), em uma votação realizada no sudoeste do Peloponeso, na Grécia. A ex-nadadora zimbabuense venceu a disputa em apenas uma rodada, tornando-se a primeira mulher a liderar a organização, sucedendo o alemão Thomas Bach.

YouTube Video

Eleição e resultado da votação da primeira mulher no COI

A votação, conduzida de forma secreta, contou com 97 votos válidos. Coventry conquistou a maioria com 49 votos, superando o espanhol Juan Antonio Samaranch Jr., que recebeu 28. O britânico Sebastian Coe ficou em terceiro lugar, com 8 votos. Outros concorrentes incluíam o francês David Lappartient, o princípe Feisal da Jordânia, o sueco Johan Eliasch e o japonês Morinari Watanabe.