Categoria Inovação

Suplemento de vitamina D pode ajudar no tratamento da esclerose múltipla

Estudos indicam que o suplemento de vitamina D pode ajudar no tratamento da esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso. A vitamina D tem ação anti-inflamatória e pode contribuir para a redução da atividade da doença e dos surtos. No entanto, seu uso deve ser feito com orientação médica, como parte de um tratamento complementar.

O estudo acompanhou 303 pacientes com síndrome clinicamente isolada (CIS), condição que pode evoluir para esclerose múltipla. Parte deles recebeu doses elevadas de colecalciferol (versão suplementar da vitamina D), e os demais tomaram placebo por dois anos.

Os pesquisadores observaram que o grupo que recebeu o suplemento apresentou menos lesões no cérebro e na medula. A atividade inflamatória da doença foi menor entre os que usaram o nutriente.

Estudo aponta redução de lesões com o uso de vitamina D

O estudo acompanhou 303 pacientes com síndrome clinicamente isolada (CIS), condição que pode evoluir esclerose múltipla. Parte deles recebeu doses elevadas de colecalciferol (versão suplementar da vitamina D), e os demais tomaram placebo por dois anos.