Categoria Saúde

Fio dental reduz risco de derrame e melhora saúde do coração, segundo estudo da Universidade da Carolina do Sul

Usar fio dental ao menos uma vez por semana pode reduzir o risco de derrame e melhorar a saúde do coração. Um estudo da Universidade da Carolina do Sul acompanhou mais de 6 mil pessoas por 25 anos e mostrou que esse hábito simples está ligado à menor incidência de AVC e arritmia cardíaca.

Um hábito simples pode fazer grande diferença na saúde: o uso do fio dental reduz o risco de derrame. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade da Carolina do Sul, que acompanhou mais de 6 mil pessoas por 25 anos. O uso do fio dental ao menos uma vez por semana foi associado a uma queda de 22% no risco de derrame isquêmico e 44% no risco de AVC cardioembólico.

A pesquisa reforça a conexão entre a saúde bucal e o bom funcionamento do cérebro e do coração. O estudo também avaliou escovação e visitas ao dentista, mas foi o fio dental que apresentou os melhores resultados na prevenção de doenças cardiovasculares.

Fio dental protege mais do que os dentes

Além de reduzir o risco de AVC, o uso do fio dental foi associado a menos casos de arritmia cardíaca, cáries e doenças gengivais. A explicação está na prevenção de infecções. Quando a higiene bucal é negligenciada, bactérias podem atingir a corrente sanguínea e causar inflamações no coração.