Categoria Cultura

Primeiro livro de William Shakespeare é exibido após roubo

O primeiro livro de William Shakespeare, conhecido como Primeiro Fólio, foi recuperado após 27 anos de roubo e está em exibição na Universidade de Durham, na Inglaterra. Avaliado em mais de US$ 1,3 milhão, o exemplar reúne 36 peças do autor e é considerado um dos maiores tesouros da literatura inglesa. A exposição destaca sua importância histórica e o trabalho de conservação após a recuperação.

O primeiro livro de William Shakespeare, conhecido como Primeiro Fólio de Shakespeare, voltou a ser exibido ao público. A obra ficou desaparecida por 27 anos após ter sido roubada. Avaliado em mais de US$ 1,3 milhão, o exemplar reapareceu e agora está exposto na Universidade de Durham, na Inglaterra. Ele pertence ao acervo da tradicional Biblioteca Cosin.

A exposição foi aberta nesta sexta-feira (4) e segue até 2 de novembro. A mostra marca o retorno de uma das obras mais valiosas da literatura renascentista inglesa. O livro reúne 36 peças escritas por Shakespeare, incluindo clássicos como Hamlet, Otelo e Macbeth.

Trajetória do Primeiro Fólio: da perda à recuperação

O furto do livro, em 1996, gerou comoção no meio acadêmico e literário, sendo um dos casos mais emblemáticos de roubo de livros raros no Reino Unido. Anos depois, a obra foi levada à Folger Shakespeare Library, nos Estados Unidos, onde especialistas confirmaram sua autenticidade.