Categoria Cotidiano

Batismo inclusivo acolhe crianças autistas em Planaltina, DF

Em Planaltina, o padre Everton dos Santos Borges criou turmas de batismo e catequese inclusivos para crianças com autismo. A iniciativa começou após o pedido de uma mãe e hoje atende mais de 20 crianças.

Crianças com autismo agora têm acesso ao batismo inclusivo na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Planaltina. A iniciativa foi criada pelo padre Everton dos Santos Borges após o pedido de uma mãe que nunca havia conseguido batizar sua filha por conta das dificuldades no acolhimento religioso.

Ao realizar o primeiro batismo adaptado, o padre percebeu a necessidade de ampliar a inclusão religiosa. Desde então, passou a organizar turmas de catequese inclusiva, com foco em tornar a educação religiosa adaptada acessível a todas as crianças, respeitando o tempo e os limites de cada uma.

Batismo Inclusivo aproximam crianças autistas da fé cristã

Durante a cerimônia, o padre pergunta como cada criança prefere ser batizada: com muita, pouca água ou apenas gotas. Essa prática é parte do esforço por uma liturgia inclusiva. O objetivo é que cada criança com autismo se sinta segura e acolhida em uma igreja inclusiva.