Categoria Cotidiano

Tamanduá-bandeira resgatado no Pantanal é devolvido à natureza

Um tamanduá-bandeira resgatado após os incêndios no Pantanal em 2024 foi devolvido à natureza em Mato Grosso do Sul. Chamado de Luizinho, o animal passou por tratamento com pele de tilápia e agora é monitorado por GPS. Seu genoma será usado em pesquisas para a preservação da espécie.

Depois de quatro meses de cuidados, um tamanduá-bandeira resgatado no Pantanal voltou ao seu habitat. O animal foi solto em uma fazenda em Miranda (MS), região afetada pelos incêndios no Pantanal em 2024. Ele havia sido encontrado com queimaduras nas quatro patas, causadas pelo fogo que devastou 80% da área.

Batizado de Luizinho, o tamanduá-bandeira recebeu tratamento com pele de tilápia para queimaduras, técnica usada na reabilitação de animais silvestres. Antes da soltura, ganhou um banho refrescante e, ainda desconfiado, caminhou lentamente pela vegetação.

Para acompanhar sua adaptação, os pesquisadores instalaram um equipamento de monitoramento de fauna com GPS, acoplado a uma pequena mochila. Isso permite estudar seus movimentos e comportamento no ambiente natural.