Categoria Cotidiano

Origem dos ovos de Páscoa guarda tradições milenares

A origem dos ovos de Páscoa remonta a tradições milenares de renovação e fertilidade, muito antes do chocolate. Povos antigos já presenteavam com ovos em celebrações, prática que foi incorporada ao cristianismo e evoluiu até os ovos de chocolate que conhecemos hoje

A origem dos ovos de Páscoa vai muito além do chocolate. Antes de tomarem conta das prateleiras nesta época do ano, o costume era presentear com ovos de galinha. Essa tradição, ligada à renovação, surgiu séculos antes do cristianismo e ainda encanta gerações com sua simbologia.

Por que ovos simbolizam a vida e a renovação?

O ovo está diretamente relacionado ao início da vida. “É a partir dele que nascem muitos animais”, explica Karla Nery, instrutora de confeitaria no Senac. Essa ligação com a fertilidade também é representada pelo coelho, outro símbolo da Páscoa.

Na Antiguidade, diferentes povos já presenteavam com ovos em momentos de celebração, como a chegada da primavera. A tradição cruzou séculos, passando por crenças como a do Império Romano, onde se acreditava que o universo era oval. Na Idade Média, imaginava-se que o mundo teria surgido de dentro de uma casca de ovo.