Categoria Inovação

Inteligência artificial já gera ações para proteger a humanidade

O relatório “AI 2027” apresenta cenários sobre o avanço da inteligência artificial e destaca iniciativas que buscam antecipar riscos e propor soluções seguras

A inteligência artificial pode superar a mente humana até 2027, segundo o novo relatório “AI 2027”. O relatório, produzido pelo AI Futures Project, traz cenários imaginados com base em pesquisas rigorosas para preparar o mundo para o avanço rápido da IA.

Criado por Daniel Kokotajlo, ex-pesquisador da OpenAI, e Eli Lifland, especialista em previsões globais, o projeto busca antecipar consequências do uso descontrolado da tecnologia. Embora a narrativa apresentada no relatório tenha tom de ficção científica, os autores reforçam que seu objetivo é justamente provocar reflexão e preparar governos, empresas e a sociedade para os riscos e possibilidades reais da IA.

Inteligência artificial: projeto mapeia cenários com base científica

O “AI 2027” descreve, por exemplo, a criação de sistemas que podem automatizar tarefas, supervisionar equipes e até tomar decisões por conta própria. Na história fictícia, esses sistemas — chamados de Agentes — evoluem até o ponto em que produzem novas versões de si mesmos, mais eficientes e inteligentes, em ciclos cada vez mais rápidos.