Categoria Educação

Prêmio internacional por pesquisa sobre Alzheimer é conquistado por Giovanna Carello Collar

Giovanna Carello Collar, doutoranda da UFRGS, conquistou um prêmio internacional por pesquisa sobre Alzheimer, reconhecida pela Alzheimer’s Association International Conference. Com foco em fatores de proteção e resiliência cerebral, ela busca avanços no diagnóstico precoce e nos tratamentos. A jovem cientista, que já recebeu diversas bolsas e prêmios.

O prêmio internacional por pesquisa sobre Alzheimer foi conquistado pela jovem cientista brasileira Giovanna Carello Collar. Doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela recebeu o reconhecimento da Alzheimer’s Association International Conference (AAIC), nos Estados Unidos, com o título “One to Watch”. A trajetória de Giovanna na ciência começou após o diagnóstico de Alzheimer em sua avó, o que a motivou a aprofundar seus estudos sobre a doença.

Atualmente, seu trabalho se concentra nos fatores de proteção e resiliência do cérebro, buscando estratégias para diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes.

Reconhecimento global reforça importância da pesquisa com Prêmio internacional

A premiação de Giovanna, que ocorreu em Indianápolis, foi indicada por Pedro Rosa-Neto, pesquisador da Universidade McGill, no Canadá. Durante a cerimônia da conferência AAIC Neuroscience Next, Giovanna subiu ao palco ao lado de outros dois jovens talentos.