Categoria Cotidiano

Cientista Yara Barros recebe prêmio “Whitley Award”, por salvar espécies ameaçadas

A cientista Yara Barros venceu o Whitley Award 2024 por seu trabalho na proteção de onças-pintadas e ararinhas-azuis. Ela coordena projetos que mais que dobraram a população de onças na Mata Atlântica e vai investir o prêmio na ampliação do monitoramento e ações de coexistência com comunidades locais

A cientista Yara Barros foi uma das vencedoras do Whitley Award, conhecido como o “Oscar do meio ambiente”, pelo trabalho de conservação das onças-pintadas e ararinhas-azuis. A premiação reconhece ações de impacto desenvolvidas no hemisfério Sul.

Cientista Yara Barros é destaque internacional com o Whitley Award

Com mais de 30 anos de atuação na conservação da fauna brasileira, a cientista Yara Barros coordena o Projeto Onças do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu (PR), e o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Grandes Felinos.

Ela foi selecionada entre mais de cem conservacionistas de diferentes países e receberá 50 mil euros (cerca de R$ 380 mil) para aplicar em ações de proteção à biodiversidade. O recurso será usado para ampliar o monitoramento das onças e promover a convivência com comunidades próximas ao parque.