Categoria Cotidiano

Conclave terá cardeais de 71 países e diversidade inédita

O conclave que elegerá o novo Papa em maio reunirá 133 cardeais de 71 países, representando os cinco continentes. Pela primeira vez, 12 nações terão cardeais nativos participando. A diversidade geográfica, etária e religiosa torna este conclave um marco histórico na representatividade da Igreja Católica

O conclave que escolherá o novo Papa da Igreja Católica reunirá 133 cardeais eleitores de 71 países diferentes, reforçando a diversidade global da Igreja. A reunião está marcada para começar em 7 de maio e contará com representantes dos cinco continentes.

Conclave destaca diversidade geográfica e cultural

Pela primeira vez, 12 países terão cardeais nativos participando do conclave, como Paraguai, Haiti, Cabo Verde, Malásia, Suécia e Timor Leste. No total, 17 países da África, 15 das Américas, 17 da Ásia, 18 da Europa e quatro da Oceania estarão representados. A presença global é um reflexo do crescimento da Igreja em regiões antes pouco representadas nas decisões centrais.

Idade dos participantes varia entre 45 e 79 anos

O mais jovem entre os cardeais eleitores do conclave é Mikola Bychok, de 45 anos, nascido na Ucrânia e bispo na Austrália. Já o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, com 79 anos. Treze cardeais nasceram em 1947 e estão entre os mais experientes. Essa combinação de juventude e maturidade poderá trazer equilíbrio ao processo de escolha.