Categoria Saúde

Efeitos da canela no organismo incluem alerta com remédios

Estudo mostra que o consumo excessivo da canela como suplemento pode afetar medicamentos. Uso moderado e orientação médica garantem segurança e bem-estar.

Os efeitos da canela no organismo sempre foram exaltados por seus benefícios à saúde. No entanto, um novo estudo publicado no último dia 24 de abril traz uma recomendação importante sobre o uso excessivo da especiaria em suplementos. A pesquisa foi conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Produtos Naturais da Universidade do Mississippi (EUA) e publicada no Food Chemistry: Molecular Sciences.

A investigação focou no composto cinamaldeído, principal responsável pelo aroma e sabor da canela. Quando consumido em grandes concentrações, ele pode estimular mecanismos que aceleram a eliminação de medicamentos do corpo, comprometendo a eficácia de tratamentos. Isso não acontece com o uso culinário habitual, mas sim com o consumo em cápsulas e extratos concentrados.

Efeitos da canela no organismo variam com o tipo e a dose

Segundo a pesquisadora Shabana Khan, responsável pelo estudo, “o consumo de suplementos sem orientação médica pode reduzir o tempo de ação dos remédios no organismo”. Essa interação indesejada reforça a necessidade de atenção, especialmente entre pessoas com doenças crônicas como diabetes, câncer e hipertensão.