Categoria Cotidiano

Descoberta arqueológica em Barcelona revela barco medieval

Arqueólogos descobriram em Barcelona os restos de um barco medieval preservado, datado dos séculos XV ou XVI. A embarcação, chamada Ciutadella I, foi encontrada durante escavações para a construção de um centro de pesquisa. A estrutura bem conservada oferece novas pistas sobre técnicas navais da época e amplia o conhecimento sobre a história marítima da região

Uma descoberta arqueológica em Barcelona revelou os restos bem preservados de um grande barco medieval que teria naufragado há cerca de 500 ou 600 anos. A embarcação foi encontrada durante escavações na área de um antigo mercado de peixes, onde hoje será construído um centro voltado à biomedicina e biodiversidade.

O achado surpreendeu a equipe liderada por Santi Palacios, que já esperava encontrar vestígios históricos pela proximidade do antigo porto. “Dois anos depois do início das escavações, tivemos a sorte de encontrar um barco”, afirmou o arqueólogo.

Ciutadella I: uma relíquia preservada abaixo do nível do mar

Batizado de Ciutadella I, o navio foi encontrado a 5m abaixo do nível do mar, medindo quase 10m de comprimento e 3m de largura. A estrutura é atravessada por mais de 30 nervuras curvas de madeira, fixadas com pregos de madeira e ferro — técnica comum na construção naval do século XV.