Categoria Educação

Dia Nacional da Matemática homenageia quem ensina a pensar com lógica e criatividade

Celebrado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática homenageia Malba Tahan e incentiva o ensino criativo da disciplina em todo o Brasil, com ações que mostram sua importância no dia a dia.

Hoje, 6 de maio, celebramos o Dia Nacional da Matemática. É uma data dedicada a reconhecer a importância dessa disciplina fundamental no desenvolvimento do pensamento lógico e crítico. Instituída oficialmente em 2013 pela Lei nº 12.835, sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff. A data visa promover a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da matemática em todo o país. E por que o Dia Nacional da Matemática é especial?

A escolha do dia 6 de maio é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza. Ele é mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. Nascido em 6 de maio de 1895, Malba Tahan dedicou sua vida à educação matemática e à popularização da matemática por meio de suas obras literárias. Sendo “O Homem que Calculava” uma de suas mais conhecidas.

Atividades e reflexões

Em diversas regiões do Brasil, instituições de ensino e centros culturais aproveitam o Dia Nacional da Matemática para promover atividades que despertam o interesse pela disciplina. Por exemplo, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri organizou uma programação que incluiu exposições sobre “Mulheres na Matemática“, exibição do filme “Estrelas Além do Tempo” e minicursos temáticos.