Categoria Motivação

IDH do Brasil melhora e país avança no ranking mundial da ONU

O IDH do Brasil subiu cinco posições no ranking global da ONU, alcançando 0,786 em 2023. O avanço foi impulsionado por melhorias na renda per capita e na expectativa de vida, embora a educação ainda exija atenção

O IDH do Brasil apresentou uma melhora significativa, segundo o novo relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O país subiu cinco posições no ranking global, passando da 89ª para a 84ª colocação entre 193 nações analisadas, com base nos dados de 2023.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que avalia o progresso dos países com base em três dimensões fundamentais: expectativa de vida, nível de educação e renda per capita. Na nova edição, o Brasil alcançou uma pontuação de 0,786, subindo em relação ao índice de 0,760 obtido em 2022.

Avanços em saúde e renda impulsionam melhora do IDH do Brasil

O avanço do IDH do Brasil foi atribuído principalmente ao aumento da renda nacional bruta per capita e à recuperação da expectativa de vida, após os impactos da pandemia de Covid-19. Esses dois fatores impulsionaram o desempenho geral do país, levando-o a consolidar-se na faixa de IDH “alto”, que abrange valores entre 0,700 e 0,799.