Categoria Cotidiano

Solução inovadora com “injeção d’água” propõe frear o afundamento de Veneza

Uma solução inovadora propõe injetar água no subsolo de Veneza para elevar o solo em até 30 cm e adiar os efeitos do avanço do mar por 50 anos

Uma solução inovadora pode dar mais 50 anos de vida útil a Veneza, cidade que enfrenta o afundamento contínuo e a elevação do nível do mar. A proposta do engenheiro Pietro Teatini consiste em injetar água a grandes profundidades sob a cidade, elevando o solo e, com isso, reduzindo os impactos das marés.

A cidade italiana afundou cerca de 25 centímetros no último século, enquanto o mar subiu quase 30. Hoje, a subsidência média é de 2 milímetros por ano, agravada pelas mudanças climáticas. A técnica de Teatini, segundo estudos, pode levantar o solo em até 30cm — tempo precioso para se planejar uma resposta definitiva.

YouTube Video

Como funciona a solução inovadora para Veneza

A proposta prevê a perfuração de 12 poços ao redor da cidade, a até 1.000m de profundidade, para injetar água salgada nos aquíferos. A inspiração veio de reservatórios subterrâneos do norte da Itália, onde a reposição de gás provoca a elevação do solo. A lógica é simples: se a retirada de água causou o afundamento, a injeção poderia causar o efeito contrário.