Categoria Cultura

Maior projeto de conservação vai proteger mesquita Hagia Sophia em Istambul

Em 2025, teve início o maior projeto de conservação da Hagia Sophia, com foco em reforçar sua estrutura e restaurar mosaicos históricos, garantindo a preservação do monumento para futuras gerações

O maior projeto de conservação acontecerá com a mesquita Hagia Sophia, sendo a maior de sua história. Em 2025, autoridades turcas iniciaram uma obra de três anos que vai reforçar a estrutura contra terremotos e garantir a continuidade do acesso ao monumento por visitantes do mundo inteiro.

Símbolo histórico e espiritual de Istambul, a Hagia Sophia foi construída no século VI e, ao longo dos séculos, já foi igreja, mesquita e museu. Atualmente, funciona como mesquita com acesso parcial ao público, conciliando fé, turismo e história em um só lugar.

Além do reforço estrutural, o novo projeto inclui a restauração de mosaicos bizantinos e intervenções que respeitam o valor histórico e cultural da construção. A boa notícia é que, mesmo durante a obra, o espaço seguirá aberto ao público em horários determinados.