Categoria Saúde

Nova terapia com imunoterapia para câncer de ovário, renova esperanças de médicos e pacientes

Cientistas da Mayo Clinic identificaram uma nova terapia com imunoterapia para câncer de ovário, baseada em antígenos crípticos

Pesquisadores da Mayo Clinic anunciaram uma nova terapia com imunoterapia para câncer de ovário que pode fortalecer o sistema imunológico contra o tumor. A descoberta, publicada na revista Science Advances, representa uma possível revolução no tratamento, ao identificar uma parte antes invisível das células cancerígenas que pode ser atacada pelo corpo.

O câncer de ovário é o terceiro tipo de tumor ginecológico mais frequente no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ele geralmente não apresenta sintomas em fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce e reduz as chances de sucesso terapêutico.

Nova terapia com imunoterapia, permite reação mais precisa do sistema imune

Essa nova terapia com imunoterapia tem como alvo um antígeno críptico — uma parte de proteína chamada epítopo, normalmente oculta das células de defesa. Com a imunoterapia ajustada para reconhecer esse antígeno, o sistema imunológico é ativado para combater com mais precisão as células doentes.