Categoria Educação

Ensino superior a distância será universalizado no Ceará

Deputado Acrísio Sena destaca ampliação do ensino superior a distância no Ceará, que terá polos em todos os 184 municípios até 2026 e cursos alinhados ao mercado.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) reafirmou nesta terça-feira (13/05), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o compromisso do Estado com a universalização do ensino superior a distância. A meta é ousada: levar cursos para todos os 184 municípios cearenses até 2026.

A proposta, segundo o parlamentar, é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a colaboração de instituições como UFC, IFCE, UNILAB, URCA e UVA. Esse compromisso fortalece a oferta de ensino superior a distância, democratizando ainda mais a educação.

Mais polos, mais acesso ao ensino superior

Nos últimos dois anos, o Ceará avançou significativamente: foram criados 40 polos em 2023 e mais 25 em 2024. A meta para 2025 é instalar mais 38 unidades, chegando a 81 em 2026, em prol do ensino superior a distância. Esses polos permitirão que cearenses de todas as regiões tenham acesso a cursos superiores sem precisar sair de suas cidades.