Categoria Cotidiano

Desmatamento no Brasil cai 32,4% no último ano, segundo MapBiomas

O desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024, segundo o MapBiomas. Todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade, com destaque para o cerrado e a Amazônia. A redução é considerada um avanço positivo para a preservação ambiental no país

O desmatamento no Brasil apresentou uma queda significativa em 2024. De acordo com o novo Relatório Anual do Desmatamento (RAD), divulgado nesta quinta-feira (15) pela rede MapBiomas, o país perdeu cerca de 1.242.079 hectares de vegetação nativa no ano passado. Esse número representa uma redução de 32,4% em relação a 2023, o que equivale a aproximadamente 1,5 milhão de campos de futebol.

Pela primeira vez nos últimos seis anos, todos os biomas brasileiros apresentaram queda ou estabilidade na área desmatada. Com isso, o dado é visto como um sinal positivo no avanço das políticas de preservação ambiental e uso mais consciente do território nacional.

Cerrado ainda lidera, mas apresenta forte recuo

Embora o cerrado continue sendo o bioma mais desmatado do Brasil, houve um recuo expressivo. Em 2024, a perda foi de 652.197 hectares, o que representa 52,5% do total de vegetação suprimida no país. Em comparação com 2023, o bioma teve uma redução de 41,2%, o que representa um avanço importante.