Categoria Inovação

Formação do coração em 3D é filmada em embrião vivo pela primeira vez

Pesquisadores britânicos registraram, pela primeira vez, a formação do coração em 3D em um embrião vivo, com alta precisão e imagens inéditas. O estudo pode ajudar no diagnóstico e prevenção de doenças cardíacas congênitas

A formação do coração em 3D foi observada pela primeira vez em um embrião vivo, graças a um avanço obtido por cientistas da University College London (UCL) e do Francis Crick Institute. Eles acompanharam a origem das primeiras células cardíacas em tempo real e em alta resolução, abrindo caminho para novas possibilidades no entendimento do desenvolvimento do coração.

Para isso, os pesquisadores utilizaram uma técnica conhecida como microscopia de folha de luz, que permite registrar imagens tridimensionais de tecidos vivos sem causar danos. Com essa abordagem, foi possível capturar o momento em que as células se movimentam, se dividem e iniciam a construção das primeiras estruturas do coração.

Formação do coração em 3D permite acompanhar desenvolvimento cardíaco

No estudo, os cientistas usaram embriões de camundongos modificados geneticamente e adicionaram marcadores fluorescentes. Isso fez com que os cardiomiócitos células musculares do coração — brilhassem em diferentes cores, facilitando sua identificação e acompanhamento em imagens detalhadas.