Categoria Cotidiano

Cães de suporte emocional ajudam na saúde mental

Cães de suporte emocional ajudam no tratamento de transtornos como ansiedade e depressão. Embora não tenham os mesmos direitos dos cães-guia em voos, eles promovem bem-estar emocional, estimulam hábitos saudáveis e fortalecem o vínculo afetivo entre tutor e animal

Os cães de suporte emocional estão ganhando destaque como aliados na saúde mental de muitas pessoas. Embora o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tenha decidido que esses animais não têm os mesmos direitos dos cães-guia para viajar na cabine de aviões, eles continuam sendo fundamentais no cuidado emocional de quem enfrenta transtornos como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com a psicóloga Letícia Oliveira, esses cães oferecem apoio constante e ajudam na autorregulação emocional. “O vínculo com o animal permite que o paciente se sinta mais seguro e consiga lidar melhor com suas emoções”, explica.

Além disso, a indicação de um cão de suporte emocional geralmente ocorre quando tratamentos como terapia ou medicamentos não surtem o efeito desejado.