Categoria Inovação

Exame para diagnóstico do autismo agiliza detecção e é aprovado nos EUA

Um novo exame para diagnóstico do autismo, aprovado nos EUA, identifica sinais precoces do transtorno em apenas 15 minutos. A tecnologia utiliza rastreamento ocular enquanto a criança assiste a vídeos curtos. Desenvolvido com participação do neurocientista brasileiro Ami Klin, o exame já está disponível em 47 centros e permite iniciar o tratamento mais cedo, aumentando as chances de desenvolvimento

Um novo exame para diagnóstico do autismo acaba de ser aprovado nos Estados Unidos e promete mudar o cenário do TEA. A tecnologia, que já está em uso, utiliza rastreamento ocular para identificar padrões de atenção em crianças pequenas, com resultado rápido e não invasivo.

Desenvolvido com a participação do neurocientista brasileiro Ami Klin, o exame analisa os movimentos oculares de crianças entre 1 ano e 4 meses e 2 anos e meio enquanto assistem a vídeos. Ao todo, são 14 cenas curtas exibidas em sequência, enquanto câmeras registram para onde os bebês olham. Os dados do exame para diagnóstico do autismo são interpretados em tempo real por um sistema que aponta sinais típicos e atípicos de desenvolvimento.

Como o exame para diagnóstico do autismo acelera o cuidado

Atualmente, o diagnóstico tradicional do autismo pode levar até três anos nos Estados Unidos, atrasando o início do tratamento. Com esse novo exame para diagnóstico do autismo , o resultado fica pronto em apenas 15 minutos, permitindo uma intervenção mais rápida e eficaz.