Categoria Educação

Jovem da periferia de Pernambuco se forma nos EUA após vaquinha online

Um jovem da periferia brasileira realizou o sonho de se formar nos Estados Unidos graças ao apoio de uma vaquinha online. Após enfrentar dificuldades financeiras, ele conquistou o diploma em Ciências da Computação e celebrou a vitória com orgulho, vestindo uma beca com a bandeira do Brasil. A história inspira outros estudantes ao mostrar que, com solidariedade e persistência, é possível vencer barreiras e alcançar grandes objetivos

Jovem da periferia, Fred Ramon, de 24 anos, acaba de concluir a graduação em Ciências da Computação nos Estados Unidos. Natural de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, ele superou inúmeros desafios para estudar na Whittier College, na Califórnia. Filho de uma faxineira, Fred conquistou uma bolsa parcial e, com o apoio de vaquinhas virtuais, conseguiu arcar com os custos finais da formação.

Sua história ganhou destaque nas redes sociais em 2023, quando ele lançou uma campanha online para financiar os últimos semestres do curso. “Eu me formo por aqueles que não puderam pagar a faculdade, mas nunca desistiram. A luta de vocês alimenta a minha”, declarou em uma postagem emocionante no Instagram. Dessa forma, o jovem da periferia transformou dificuldades em motivação para alcançar um objetivo que parecia distante.

Jovem da periferia conquista universidades nos EUA

A jornada acadêmica de Fred Ramon, um jovem da periferia, teve início em 2020, no auge da pandemia. Enquanto muitos enfrentavam incertezas, ele dedicava horas diárias aos estudos para tentar uma vaga em universidades americanas. Como resultado do esforço, Fred foi aprovado em nove instituições e optou pela Whittier College, onde recebeu bolsa de 70%.