Categoria Saúde

Perda de peso na meia-idade reduz risco de doenças e ajuda a viver mais tempo

Um novo estudo mostrou que a perda de peso na meia-idade, feita sem medicamentos ou cirurgia, pode reduzir o risco de doenças crônicas e aumentar a longevidade. A pesquisa acompanhou mais de 23 mil pessoas por décadas e relacionou emagrecimento natural com menos casos de infarto, AVC, câncer e mortes por todas as causas

A perda de peso na meia-idade está associada a uma vida mais longa e saudável, segundo um novo estudo publicado no JAMA Network Open. A pesquisa revelou que emagrecer cerca de 6,5% do peso corporal de forma natural, sem cirurgia ou medicamentos, reduz o risco de doenças crônicas e mortalidade.

O estudo analisou dados de mais de 23 mil pessoas acompanhadas por décadas. Os resultados sugerem que a perda de peso na meia-idade traz benefícios duradouros, especialmente quando o processo ocorre por meio de mudanças sustentáveis na alimentação e nos exercícios físicos.

YouTube Video

Estudo relaciona perda de peso na meia-idade à longevidade

A perda de peso na meia-idade mostrou impacto positivo na prevenção de doenças como infarto, AVC, câncer, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Além disso, os participantes que emagreceram naturalmente tiveram menor probabilidade de morrer por qualquer causa nos 35 anos seguintes.