Categoria Carreira Profissional

Escolha do curso de graduação prioriza o mercado de trabalho, segundo pesquisa

A escolha do curso de graduação no Brasil é cada vez mais guiada por critérios práticos, como oportunidades no mercado de trabalho, desenvolvimento pessoal e melhora financeira. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o CIEE, 59% dos universitários consideram a empregabilidade como principal fator na decisão

Escolha do curso de graduação está cada vez mais ligada às oportunidades no mercado de trabalho, segundo estudo nacional com universitários divulgado pelo Instituto Locomotiva em parceria com o CIEE. Além disso, a pesquisa revela que o desejo de crescimento profissional e estabilidade financeira tem orientado boa parte dos jovens na hora de decidir qual carreira seguir.

Dessa forma, o fator vocacional muitas vezes cede espaço para uma análise mais estratégica, baseada em perspectivas de empregabilidade, exigências da profissão e acesso a estágios. Enquanto isso, aspectos como realização pessoal, influência familiar e status acadêmico aparecem com menor peso na decisão, indicando uma mudança no perfil dos estudantes e nas prioridades diante do cenário educacional e econômico atual.

Escolha do curso de graduação reflete busca por futuro profissional

A escolha do curso de graduação é um dos momentos mais importantes da vida acadêmica de um jovem. Mais do que seguir vocações pessoais, os estudantes estão cada vez mais atentos às demandas do mercado e ao impacto que a decisão pode ter em suas trajetórias profissionais e financeiras.