Categoria Turismo

Buraco das Araras abriga fauna rara e promove conservação

O Buraco das Araras, em Jardim (MS), é uma dolina de 100 metros de profundidade que abriga mais de 120 araras-vermelhas e diversas espécies da fauna e flora. Reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o local promove turismo ecológico, pesquisa e educação ambiental. As visitas são guiadas e seguem rígidas normas de conservação

O Buraco das Araras, no Mato Grosso do Sul, é uma dolina que se tornou referência em turismo ecológico e preservação ambiental.

Com cerca de 100m de profundidade, o Buraco das Araras é lar de mais de 120 araras-vermelhas e 150 espécies de animais silvestres. Localizado no município de Jardim, o espaço é uma dolina, formação geológica causada pela decomposição de rochas subterrâneas. Desde 2007, é reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo governo federal.

YouTube Video

Biodiversidade do Buraco das Araras impressiona visitantes

O Buraco das Araras abriga um lago formado por água da chuva e nascentes subterrâneas. Além disso, o local tem papel essencial para a reprodução das araras, que usam as cavidades das rochas para construir ninhos. Essas formações naturais oferecem proteção contra predadores e condições climáticas adversas, tornando-se ambientes ideais para a criação dos filhotes. Durante a época de acasalamento, as araras-vermelhas passam a maior parte do tempo em pares, reforçando vínculos e garantindo a continuidade da espécie. Por outro lado, outras aves também se beneficiam da estrutura da dolina para nidificação, o que contribui ainda mais para a riqueza ecológica do local.