Categoria Saúde

Consumo de vinho branco pode ajudar a proteger o coração

Um novo estudo internacional identificou que o consumo moderado de vinho branco pode estar associado à redução do risco de parada cardíaca súbita. A pesquisa analisou fatores não clínicos e mostrou que hábitos como boa alimentação, controle emocional e estilo de vida saudável, incluindo o consumo de vinho branco, podem prevenir até 63% dos casos. Especialistas destacam, no entanto, que o álcool não deve ser visto como tratamento

O consumo de vinho branco pode estar associado à redução do risco de parada cardíaca súbita, segundo um novo estudo internacional. A pesquisa identificou esse hábito como um dos fatores protetores não clínicos mais relevantes para a saúde cardiovascular. Além disso, os dados sugerem que determinadas escolhas do cotidiano, mesmo simples, podem ter impactos significativos na prevenção de eventos cardíacos graves.

Dessa forma, o vinho branco passa a integrar um conjunto de hábitos que, se adotados com equilíbrio, contribuem para proteger o coração e melhorar a qualidade de vida. Por isso, o estudo reacende o debate sobre o papel da alimentação, do bem-estar emocional e de outros comportamentos modifi­cáveis na promoção da saúde.

Estudo revela relação entre o consumo de vinho branco e a saúde do coração

Realizado com mais de 500 mil pessoas no Reino Unido, o estudo cruzou dados de estilo de vida, genética e ambiente com foco em eventos cardíacos graves. Os resultados, publicados no Canadian Journal of Cardiology, indicam que até 63% dos casos de parada cardíaca súbita poderiam ser evitados com mudanças em fatores de risco modificáveis.