Categoria Saúde

Atividade física ajuda a combater o câncer colorretal

Estudos recentes apresentados na ASCO 2025 mostram que o câncer colorretal pode ser prevenido e combatido com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e alimentação anti-inflamatória. Além dos tratamentos tradicionais, estratégias acessíveis e sustentáveis têm se mostrado eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir os riscos da doença

Câncer colorretal pode ser prevenido e combatido com mudanças no estilo de vida e novos tratamentos, conforme apontam estudos recentes apresentados durante a ASCO 2025. Com base nessas evidências, cresce o entendimento de que a prevenção vai além da genética, envolvendo escolhas cotidianas que impactam diretamente a saúde.

Atualmente, o câncer colorretal é a segunda principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos. Segundo dados da American Cancer Society, mais de 150 mil pessoas devem receber esse diagnóstico em 2025. Além disso, as projeções indicam que, até 2030, a doença poderá se tornar a mais letal entre adultos de 20 a 49 anos. Diante desse cenário, especialistas reforçam a importância de investir em estratégias integradas de prevenção, tratamento e acompanhamento contínuo.

Estudos destacam papel da atividade física no câncer colorretal

Durante a conferência anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), novos estudos mostraram avanços promissores na prevenção e no tratamento do câncer colorretal. Um dos destaques foi uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, que acompanhou 900 pacientes por 15 anos.