Categoria Cultura

Chico Buarque e Gilberto Gil cantam Cálice juntos após 53 anos no RJ

Chico Buarque e Gilberto Gil se reencontraram no palco da turnê “Tempo Rei” e cantaram juntos, pela primeira vez, a música Cálice. O momento histórico ocorreu 53 anos após a canção ter sido censurada pela ditadura militar. A apresentação emocionou o público e simbolizou a vitória da liberdade de expressão

Chico Buarque e Gilberto Gil emocionaram o público ao cantar juntos, pela primeira vez, a canção Cálice durante show realizado no Rio de Janeiro no dia 1º de junho.

O momento foi um marco da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, que contou com a participação surpresa de Chico Buarque. Dessa forma, o reencontro dos artistas simbolizou o fim de um silêncio imposto há mais de cinco décadas. Na ocasião, ambos subiram ao palco para interpretar a música que se tornou um hino contra a repressão e a favor da liberdade de expressão.

YouTube Video

Repressão marcou a estreia de Cálice nos anos 1970

A tentativa original de apresentação de Chico Buarque e Gilberto Gil com Cálice ocorreu em maio de 1973, no festival Phono 73. No entanto, os microfones dos artistas foram desligados por fiscais a serviço do regime militar, o que impediu que o público ouvisse a música. Por isso, o episódio entrou para a história como um dos atos mais marcantes da censura à música popular brasileira.