Categoria Cotidiano

Planeta Nove pode estar mais próximo de ser descoberto

Astrônomos acreditam que estão cada vez mais perto de confirmar a existência do Planeta Nove, um corpo celeste hipotético localizado nos confins do Sistema Solar. Novas simulações e dados observacionais reforçam a possibilidade de que esse planeta, ainda invisível aos telescópios, esteja influenciando as órbitas de objetos distantes no Cinturão de Kuiper. A descoberta, se confirmada, poderá redefinir o entendimento da dinâmica e da formação do Sistema Solar

A possível existência do Planeta Nove é uma das maiores questões em aberto da astronomia atual. Embora Plutão tenha sido inicialmente considerado esse nono planeta, sua reclassificação como planeta anão em 2006 reacendeu o interesse por um novo candidato. Agora, um estudo recente da Universidade Nacional Tsing Hua, em Taiwan, oferece novas pistas sobre esse enigmático corpo celeste.

Os pesquisadores utilizaram dados de dois grandes levantamentos do céu em infravermelho: o do satélite IRAS, da NASA, feito em 1983, e o do telescópio japonês AKARI, realizado entre 2006 e 2011. Ao comparar as imagens, eles identificaram 13 possíveis candidatos. No entanto, apenas um deles chamou a atenção por desaparecer da mesma posição, sugerindo deslocamento orbital — característica esperada para um planeta real.

YouTube Video

O que sabemos até agora sobre o potencial Planeta

Segundo o artigo aceito pela Publications of the Astronomical Society of Australia, o possível Planeta Nove teria entre 7 e 17 vezes a massa da Terra. Ele estaria orbitando a uma distância entre 75 e 105 bilhões de quilômetros do Sol e levaria de 10 mil a 20 mil anos para completar uma volta completa.