Categoria Empreendedorismo

Túnel entre Dinamarca e Alemanha liga países por baixo do mar

O túnel entre Dinamarca e Alemanha será o mais longo do mundo no modelo imerso, com 18 km de extensão por baixo do mar. A estrutura vai conectar a ilha de Lolland, na Dinamarca, à região de Schleswig-Holstein, na Alemanha, reduzindo em até 160 km o trajeto entre os dois países. Construído com blocos de concreto pré-moldados e posicionados no leito marinho, o projeto utiliza técnicas inovadoras de engenharia. Financiado pela Dinamarca, o túnel integra o plano europeu de mobilidade sustentável e está previsto para ser concluído até o fim da década

A construção do túnel entre Dinamarca e Alemanha está em andamento e promete transformar a mobilidade entre os dois países. Com 18 km de extensão, o projeto vai ligar a ilha dinamarquesa de Lolland à região de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha. Ele será o mais longo do mundo do tipo imerso, ligando Lolland a Schleswig-Holstein por baixo do mar. Além disso, essa obra ambiciosa faz parte de um esforço da União Europeia para facilitar deslocamentos terrestres, reduzir o tempo de viagem e, ao mesmo tempo, diminuir o uso de transportes mais poluentes, como os aviões.

Por isso, a expectativa é que a estrutura encurte em cerca de 160 km o trajeto rodoviário e ferroviário, promovendo uma alternativa mais rápida e sustentável para passageiros e cargas.

Como será o túnel entre Dinamarca e Alemanha

Diferentemente do Eurotúnel — escavado sob o Canal da Mancha — o túnel entre Dinamarca e Alemanha será feito com blocos de concreto pré-moldados. Ou seja, essas seções serão fabricadas em terra firme, levadas até o mar e posicionadas a cerca de 12 metros de profundidade.