Categoria Motivação

Turma da Mônica homenageia influenciadora Dai Cruz e explica síndrome rara

A influenciadora baiana Dai Cruz, que convivia com a doença rara Epidermólise Bolhosa, foi homenageada em uma edição especial da Turma da Mônica. A personagem inspirada nela ajuda a explicar a condição de forma lúdica e educativa, promovendo empatia e inclusão. A iniciativa foi realizada em parceria com a Ong Jardim das Borboletas e empresas apoiadoras, levando informação acessível às crianças sobre como conviver com quem tem a doença

A influenciadora baiana Dai Cruz, que faleceu em 2024 após uma luta corajosa contra a doença genética Epidermólise Bolhosa, ganhou uma homenagem inédita da Turma da Mônica. A edição especial da revista foi lançada em parceria com a ONG Jardim das Borboletas, referência nacional no apoio a pessoas com essa condição rara.

Dessa forma, a história da influenciadora, que compartilhava sua rotina de cuidados com mais de dois milhões de seguidores, chegou aos quadrinhos da Turma da Mônica de maneira educativa e acolhedora. Segundo a presidente da ONG, Aline Teixeira, essa é uma forma afetiva de combater o preconceito e promover empatia entre as crianças.

Turma da Mônica e a nova personagem Dai

Na edição especial do HQ Turma da Mônica, a personagem Dai, inspirada na influenciadora, se muda para o bairro do Limoeiro e conhece Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão. No primeiro contato, os amigos estranham os curativos visíveis em seus braços, pensando que ela sofreu um acidente. No entanto, a menina prontamente explica que tem Epidermólise Bolhosa e, com o apoio dos pais, ensina os colegas sobre a doença.