Categoria Sustentabilidade

Proteção dos oceanos é prioridade em nova agenda global

A proteção dos oceanos ganhou destaque na Unoc-3, conferência da ONU que reuniu líderes em Nice para debater soluções contra o aquecimento das águas, a pesca predatória e o avanço do plástico no mar. O encontro reforça a importância dos oceanos para o clima, a vida marinha e a segurança alimentar de bilhões de pessoas no mundo

Proteção dos oceanos é o foco da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (Unoc-3), que começou nesta segunda-feira (9), em Nice, na França. O encontro reúne representantes de diversos países com o objetivo de frear os danos causados pelo aquecimento global, pesca predatória e poluição por plásticos.

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas dependem dos mares como principal fonte de alimento. Além disso, os oceanos abrigam mais de 250 mil espécies e são essenciais para o equilíbrio climático do planeta. No entanto, ameaças como o aumento da temperatura da água e o excesso de resíduos plásticos colocam em risco a proteção dos oceanos.

Aquecimento dos mares afeta o equilíbrio climático

Com o avanço do aquecimento global, os oceanos estão se tornando mais quentes e, por isso, menos capazes de manter a vida marinha. Segundo especialistas, o aumento de apenas 1,5ºC pode provocar a morte de grande parte dos recifes de corais. Se a temperatura subir 2ºC, o impacto se tornará irreversível.