Categoria Inovação

Cura do HIV avança ao revelar vírus escondido nas células

Cientistas australianos desenvolveram uma nova técnica que torna o HIV visível nas células onde ele costuma se esconder. A descoberta pode facilitar a eliminação do vírus pelo sistema imunológico, aproximando a medicina da tão esperada cura do HIV

Cura do HIV pode estar mais próxima graças a um estudo que usa mRNA e nanopartículas para tornar o vírus visível nas células onde ele costuma se esconder. Essa abordagem inovadora pode abrir caminho para novas terapias mais eficazes, ao permitir que o sistema imunológico identifique e elimine o HIV que permanece latente no organismo.

Tecnologia do mRNA pode abrir caminho para a cura do HIV

Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, deram um passo importante rumo à cura do HIV. Eles desenvolveram uma estratégia baseada em mRNA e nanopartículas lipídicas (LNP), semelhantes às utilizadas nas vacinas contra a Covid-19, com o objetivo de “acordar” o vírus onde ele se esconde: dentro das células T CD4+, essenciais para o sistema imunológico.

Atualmente, um dos maiores desafios para se obter a cura do HIV é a capacidade do vírus de permanecer latente no organismo. Por isso, os cientistas decidiram aplicar a abordagem conhecida como “chocar e eliminar” (“shock and kill”), que consiste em reativar o vírus adormecido sem causar danos às células. Assim, torna-se possível permitir que o vírus seja detectado e eliminado por terapias futuras. Dessa forma, o método abre um novo horizonte para a erradicação do vírus no organismo.