Categoria Saúde

Formação do UNICEF combate desnutrição infantil entre indígenas

Na Terra Indígena do povo Assurini, em Tucuruí (PA), 30 líderes indígenas e profissionais de saúde participaram de uma formação promovida pelo UNICEF para o enfrentamento da desnutrição infantil, que afeta muitas crianças indígenas e ribeirinhas da região.

Na Terra Indígena do povo Assurini, em Tucuruí (PA), 30 líderes indígenas e profissionais de saúde participaram de uma formação promovida pelo UNICEF para o combate à desnutrição infantil. Essa condição grave compromete a imunidade das crianças. Assim, elas ficam vulneráveis a infecções respiratórias, diarreias e outras doenças comuns na infância. Além disso, essas enfermidades podem ser fatais.

Temas essenciais e valorização da cultura indígena

A capacitação abordou alimentação adequada, cuidados essenciais e estratégias para promover o desenvolvimento saudável das crianças. Além disso, resgatou práticas tradicionais de cultivo e alimentação, fortalecendo o combate à desnutrição infantil. Dessa forma, fortaleceu a autonomia alimentar das comunidades indígenas. Assim, a iniciativa integra conhecimentos científicos e saberes ancestrais. Portanto, respeita os modos de vida dos povos originários.

Impacto e importância da formação para o combate à desnutrição infantil indígena

Conforme explica Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil, a desnutrição é o pano de fundo que abre portas para doenças que matam. Por isso, a formação representa um passo fundamental para proteger a saúde das crianças indígenas da região do Pará. Além disso, promove um futuro mais saudável e digno para as novas gerações.