Categoria Inovação

Composto do pepino-do-mar pode ajudar a combater o câncer

Um composto extraído do pepino-do-mar mostrou potencial para bloquear a enzima Sulf-2, associada ao crescimento do câncer. Segundo estudo da Universidade do Mississippi, o açúcar marinho pode impedir a proliferação de células tumorais sem causar efeitos colaterais, como alterações na coagulação sanguínea. A equipe agora busca sintetizar o composto em laboratório para futuros testes clínicos

Um composto do pepino-do-mar mostrou potencial para inibir a enzima Sulf-2, associada ao crescimento de células cancerígenas. A descoberta, realizada por pesquisadores da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, foi publicada na revista científica Glycobiology.

Trata-se de um açúcar especial encontrado no pepino-do-mar da espécie Holothuria floridana. Ele pode, portanto, abrir caminho para o desenvolvimento de medicamentos mais seguros e eficazes no combate ao câncer.

Como o composto do pepino-do-mar atua nas células

O composto em questão é o sulfato de condroitina fucosilado. Segundo o estudo, ele foi capaz de bloquear a ação da enzima Sulf-2, que participa da modificação dos glicanos — estruturas essenciais na comunicação entre as células.