Categoria Gastronomia

Bebida típica de festa junina revela escolhas mais leves

Vinho quente e quentão são bebidas típicas de festa junina. Nutricionistas comparam calorias, teor alcoólico e benefícios para ajudar na escolha mais equilibrada

Bebida típica de festa junina, como vinho quente ou quentão, anima as celebrações com sabor e tradição. Enquanto uma aquece com especiarias suaves, a outra marca presença com cachaça. Mas, afinal, qual delas combina mais com saúde, equilíbrio e consumo consciente? Nutricionistas explicam.

Bebida típica de festa junina: teor alcoólico importa

Entre as opções mais tradicionais, o vinho quente costuma ter teor alcoólico menor. Enquanto a cachaça usada no quentão varia de 38% a 48% de álcool, os vinhos tintos usados nas receitas juninas têm de 12% a 14%. Ou seja, o quentão é mais forte e pode causar efeitos mais intensos no organismo, especialmente se consumido em excesso.

De acordo com a nutricionista Giuliana Modenezi, do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, o ideal é consumir qualquer bebida típica de festa junina com moderação. “Comer antes, especialmente proteínas, e beber água entre os goles é essencial para manter a hidratação e reduzir os efeitos do álcool”, explica.