Categoria Inovação

Transplante de mãos devolve tato e autonomia a jovem croata

Após 17 anos sem braços, Luka Krizanac recebeu um transplante duplo de mãos nos EUA. A cirurgia foi bem-sucedida e devolveu a ele sensibilidade e autonomia

Transplante de mãos devolveu autonomia a Luka Krizanac após 17 anos sem braços. Depois de uma longa espera, o jovem passou por uma cirurgia bem-sucedida nos Estados Unidos. Além disso, poucos meses após o procedimento, ele já consegue sentir temperatura e tato novamente.

Transplante de mãos transforma vida de Luka Krizanac

Aos 29 anos, Luka Krizanac vive um momento que esperou por quase duas décadas: recuperar movimentos com suas próprias mãos. Após perder os braços e as pernas na infância devido a uma sepse, ele passou por um raro transplante de mãos duplo realizado pela equipe do Penn Medicine, na Filadélfia.

O procedimento, que durou 12 horas e envolveu mais de 20 profissionais, devolveu a ele não apenas as mãos, mas também a sensação de independência. Dias após a cirurgia, Luka já usava o celular e, poucos meses depois, voltou a sentir temperaturas — um marco na recuperação. “Puxei a mão da água fria instintivamente. Foi quando percebi: estou sentindo de novo”, contou.