Categoria Saúde

Cúrcuma tem ação antioxidante e protege cérebro e intestino

Estudo recente destacou os benefícios da cúrcuma para o cérebro, intestino e sistema imunológico. Rica em curcumina, a especiaria tem ação antioxidante, anti-inflamatória e pode ajudar a prevenir doenças. No entanto, seus efeitos dependem de uma rotina saudável, com boa alimentação e hábitos equilibrados

A cúrcuma, raiz usada há séculos na culinária asiática, tem se destacado também como aliada da saúde. Estudo recente revelou seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, o que reforça seu potencial no cuidado preventivo com o organismo.

Pesquisadores da Itália publicaram uma revisão científica no periódico Nutrients, destacando os múltiplos benefícios da cúrcuma, especialmente por causa da curcumina, seu principal composto ativo. Essa substância pertence ao grupo dos polifenóis e age neutralizando os radicais livres. Dessa forma, ajuda a proteger as células contra o estresse oxidativo.

A cúrcuma e seus efeitos no organismo

A curcumina, presente na cúrcuma, atua diretamente na redução de processos inflamatórios e na defesa das células. Além disso, o estudo apontou impactos positivos no funcionamento intestinal, com fortalecimento da barreira que impede a entrada de substâncias nocivas na corrente sanguínea.