Categoria Saúde

SUS oferece 29 terapias gratuitas que melhoram saúde mental, aliviam dores e previnem doenças

Terapias SUS gratuitas integram práticas como meditação, reiki e acupuntura ao cuidado em saúde pública, promovendo bem-estar físico e emocional em todo o país.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem se destacado mundialmente por oferecer uma variedade de terapias gratuitas, fortalecendo o modelo de cuidado ampliado e humanizado. Instituída pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a iniciativa valoriza abordagens como meditação, acupuntura, aromaterapia e yoga. Todas disponíveis sem custo em unidades de saúde pública.

Ao integrar essas técnicas ao atendimento convencional, o SUS proporciona alívio de sintomas e incentiva o bem-estar emocional, mental e social da população. Dessa forma, amplia-se o olhar sobre o processo de cura, que passa a considerar a pessoa como um todo.

Práticas integrativas fortalecem vínculos terapêuticos

Entre as terapias mais buscadas pela população nas unidades públicas estão a fitoterapia, o reiki, a arteterapia e a auriculoterapia. Essas terapias promovidas pelo SUS de forma gratuita são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como estratégias eficazes no apoio ao tratamento de doenças crônicas, transtornos mentais e estresse.