Categoria Sustentabilidade

Combate à Desertificação e à Seca ganha força com soluções sustentáveis

Ações no Brasil mostram que o Combate à Desertificação e à Seca pode ser eficaz com práticas sustentáveis, tecnologia, políticas públicas e o envolvimento das comunidades locais.

O Combate à Desertificação e à Seca é mais do que uma meta ambiental, é um compromisso com o futuro. Celebrado em 17 de junho, o Dia Mundial da Luta contra a Desertificação, criado pela ONU em 1994, mobiliza países, comunidades e indivíduos a restaurar solos e preservar a água, especialmente em áreas vulneráveis ao clima extremo. Além disso, essa data tem impulsionado iniciativas que unem ciência, políticas públicas e saberes locais. Por isso, cada vez mais pessoas vêm aderindo a práticas sustentáveis que mostram resultados positivos no cenário climático e social.

YouTube Video

A restauração de ecossistemas como combate à desertificação e à seca

A degradação da terra atinge cerca de 1/3 da superfície terrestre e ameaça diretamente a segurança alimentar e a biodiversidade. Nesse sentido, iniciativas como a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (2021–2030) vêm incentivando países a recuperar áreas degradadas com soluções baseadas na natureza.

No Brasil, projetos de reflorestamento, agricultura regenerativa, sistemas agroflorestais e o manejo sustentável da água estão transformando paisagens e vidas. A exemplo disso, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) tem promovido ações que unem ciência, tecnologia social e práticas tradicionais (fonte: INSA, 2023).