Categoria Cotidiano

Boneco colecionável viral Labubu conquista o mundo e redefine o consumo pop

Com visual excêntrico e afeto nostálgico, o boneco colecionável viral encanta gerações, redefine o consumo e fortalece o bem-estar emocional em tempos digitais.

O universo dos brinquedos foi sacudido por uma tendência inesperada: o boneco colecionável viral Labubu. Com visual que mistura fofura e bizarrice, a criação do artista Kasing Lung se tornou símbolo de autoexpressão e conforto emocional, especialmente em tempos de excesso digital e insegurança global.

Além disso, o sucesso desse tipo de personagem revela como o design afetivo e o colecionismo ganham força em meio à busca por bem-estar e nostalgia. O fenômeno, que nasceu nos livros ilustrados de Lung em 2015, ganhou o mundo após a parceria com a Pop Mart, empresa chinesa conhecida pelas blind boxes.

A cultura kidult e o impacto emocional do boneco colecionável viral

A ascensão do boneco colecionável viral também se conecta à chamada cultura kidult, onde adultos consomem brinquedos como forma de reconexão com a infância. De acordo com o relatório da WGSN (2024), cerca de 25% das vendas globais de brinquedos já são destinadas a esse público.